Este post disponibiliza, para download gratuito, mapas de frequência, impacto e vulnerabilidade a inundações no Brasil, em formatos png e pdf. A fonte da base de dados é a Agência Nacional de Águas (ANA), com data de 2014. Os dados de vulnerabilidade a enchentes foram obtidos no site Forest-GIS. Os mapas foram feitos no software livre Qgis.
No mapa, é perceptível que áreas com grande densidade populacional apresentam uma maior quantidade de rios com alta vulnerabilidade a inundações, como é o caso dos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo, onde as chuvas ocasionaram mortes, enchentes e deslizamentos de terra, em janeiro de 2020. Outros locais com alta vulnerabilidade são o Estado de Santa Catarina e a Região Metropolitana do Recife.
Estes dados podem ajudar técnicos e gestores públicos a tomar estratégias para prevenção de desastres naturais relacionados a enchentes, uma vez que os dados de vulnerabilidade levam em consideração séries históricas de frequência e impacto de inundações.
Os mapas estão disponíveis nos formatos png (com dimensões de 21cm x 24cm e resolução de 300 dpi) e em pdf. Para baixar, basta clicar nos links abaixo:
[Download] Mapa de Frequência a Enchentes no Brasil [png]
[Download] Mapa de Frequência a Enchentes no Brasil [pdf]
[Download] Mapa de Impacto a Enchentes no Brasil [png]
[Download] Mapa de Impacto a Enchentes no Brasil [pdf]
[Download] Mapa de Vulnerabilidade a Enchentes no Brasil [png]
[Download] Mapa de Vulnerabilidade a Enchentes no Brasil [pdf]